Notícias

Confira todas as notícias
28 fev 2018

CONHEÇA OS REQUISITOS PARA QUALIFICAÇÃO PARA HEDGE ACCOUNTING

/
Portado por:
/
Comentários0

É importante dar atenção aos requisitos para a qualificação para a Contabilidade de Hedge (Hedge Accounting) no início da estruturação de uma relação de hedge. Neste sentido, a Figura 1 resume os três critérios exigidos pela IFRS 9 a fim de que a empresa se qualifique para a Contabilidade de hedge: a) que o relacionamento de hedge consista apenas de itens e instrumentos elegíveis; b) que no início da relação de hedge haja a designação formal e devida documentação; c) que os requisitos de efetividade da relação de hedge sejam atendidos.

Itens e instrumentos de hedge elegíveis: entre os itens elegíveis para uma relação de hedge, pode-se mencionar:

a) um ativo ou passivo reconhecido;

b) uma transação futura altamente provável;

c) investimento líquido no exterior.

Por outro lado, entre os instrumentos elegíveis, pode-se mencionar:

a) um derivativo com uma parte externa à entidade que reporta;

b) um ativo financeiro não derivativo ou passivo financeiro não derivativo mensurado ao valor justo por meio do resultado que não seja passivo financeiro designado como ao valor justo por meio do resultado, para o qual o valor de sua alteração no valor justo atribuível a alterações no risco de credito desse passivo seja apresentado em outros resultados abrangentes.

Designação formal e devida documentação: desde o inicio, deve haver a devida designação e documentação formal da relação de proteção e alinhamento ao objetivo e à estratégia de gerenciamento de risco da entidade para assumir o hedge.

A documentação deve incluir identificação do instrumento de hedge, do item protegido, da natureza do risco que está sendo protegido e de como a entidade avalia/avaliará se a relação de proteção atende aos requisitos de efetividade de hedge, incluindo sua análise das fontes de inefetividade de hedge e como determina/determinará o índice de hedge.

Alcançar os requisitos de efetividade de hedge: a relação de hedge deve alcançar todos os três requisitos de efetividade:

1. Haver relação econômica entre o item protegido e o instrumento de hedge.

2. O efeito de risco de crédito não influenciar as alterações no valor que resultam dessa relação econômica.

3. O índice de hedge da relação de proteção ser o mesmo que aquele resultante da quantidade do item protegido que a entidade efetivamente protege e a quantidade do instrumento de hedge que a entidade efetivamente utiliza para proteger essa quantidade de item protegido. Contudo, essa designação não deve refletir um desequilíbrio entre as ponderações do item protegido e o instrumento de hedge que criam inefetividade de hedge (independentemente de ser reconhecida ou não), resultando em resultado contábil inconsistente com a finalidade de contabilização de hedge.

Figura 1 – Critérios para qualificação para Hedge Accounting

Artigo originalmente publicado em http://gennegociosegestao.com.br/qualificacao-de-hedge-accounting/